Eletiva "No fim das contas"

terça-feira, 28 de março de 2017

A disciplina eletiva " No fim das contas" tem como objetivo ensinar noções básicas de educação financeira aos alunos, pensando na concretização dos seus Projetos de Vida (PV).
Independente da escolha que o aluno faça para sua vida após a conclusão do Ensino Médio (vida acadêmica, cursos técnicos, profissionalizantes) ele deve estar consciente de que o planejamento financeiro precisa fazer parte desse Projeto.
As aulas da eletiva se iniciaram no dia 07/03 e as temáticas abordadas até agora foram:

Aula 01 - Dinheiro e Felicidade - De quanto você precisa para ser feliz?
Aula 02 - Formas de Pagamento; Compra Impulsiva; Receita e Despesa Familiar
Aula 03 - A Influência das Propagandas; Slogans Publicitários; Linguagem Emocional Persuasiva

Para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, na aula desta semana os alunos foram divididos em 2 grupos, chamados de Vendedores e Compradores; a formação dos grupos foi baseada nos Projetos de Vida dos alunos (Propaganda & Marketing, Mídias Sociais, Direito, Psicologia, dentre outros).
Os grupos de Vendedores precisavam criar estratégias de divulgação e venda para 4 produtos: Inseticida, Batom, Achocolatado em pó e Esponja de aço; para isso, criaram a marca e o slogan, pensaram nas características do produto e quais estratégias usariam para atrair o público alvo.
Já os grupos de Compradores pesquisaram sobre os produtos já existentes no mercado (citados acima) e formularam perguntas para esclarecer dúvidas com os vendedores.
Em seguida, Vendedores e Compradores se "enfrentaram" e os argumentos para convencer o consumidor foram tão significativos quanto o questionamento dos clientes.

Ao final da dinâmica, os alunos refletiram sobre as estratégias utilizadas e destacaram as mais assertivas e/ou atrativas para o consumidor:

- conhecimento do produto para informar o consumidor;
- utilização de palavras em inglês na marca;
- apelo afetivo;
- preocupação com a preservação do meio ambiente;
- conhecimento do público alvo;
- disponibilização de versões diferentes para públicos diferentes (achocolatado diet, esponjas de aço com marketing voltado para homens e não apenas donas de casa);
- pesquisa prévia do produto a ser adquirido;
- leitura dos rótulos e embalagens;
- pesquisa de preços das marcas concorrentes


Parabéns a todos os alunos envolvidos!

*A disciplina eletiva " No fim das contas" é ministrada pela professora Ana Maria Roveri (Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e pelo professor Vicente Mota (Matemática) para alunos das 3 séries do Ensino Médio (em uma única turma) na EE Professor Antonio Berreta (Escola de Ensino Integral)

Revisão para a Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa

segunda-feira, 27 de março de 2017


Prezados alunos,

Seguem os slides para ajudar vocês com a matéria da prova de Língua Portuguesa.
É só clicar no link abaixo... bons estudos!

Revisão Português 1 série



Recuperação Contínua Inglês 1ªs séries

sexta-feira, 10 de março de 2017

Hello students!

Seguem as orientações para realizar a Recuperação Contínua da Situação de Aprendizagem 1


Etapa 1

Assistir as vídeo aulas abaixo:

Aula 1
Aula 2
Aula 3

Etapa 2

Realizar as atividades de prática :

Explicação e exercícios

Etapa 3

Realizar o teste para que eu possa monitorar sua aprendizagem

Test teacher Ana



TODAY'S TIP / A DICA DE HOJE

terça-feira, 7 de março de 2017

Com o objetivo de apresentar aos alunos diferentes estratégias e ferramentas para aprender Inglês, as aulas de 2017 começaram de um jeito diferente!
A cada semana apresento uma dica de aplicativos, sites ou perfis de redes sociais que estejam relacionados ao aprendizado do idioma e que possam, de alguma maneira, complementar o trabalho realizado em sala de aula.
Durante o mês de fevereiro as dicas apresentadas foram:








Link para o site















Link para o site










Link para o site



Em março, mais novidades chegando!!!

Simplesmente Simple Present

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017


Hello people! Este post tem por objetivo ajudar você a entender o tempo verbal Simple Present.
Alunos das terceiras séries que precisam estudar um pouquinho mais sobre o assunto,sugiro as seguintes estratégias:

1 - Assista a pelo menos uma das vídeo aulas abaixo:

Vídeo aula 1 Simple Present
Vídeo aula 2 Simple Present
Vídeo aula 3 Simple Present

2 - Acompanhe mais esta explicação em vídeo e faça os exercícios sugeridos

Explicação + prática

PAY ATTENTION!!!
Os exercícios para prática estão no final da página. Você deve clicar em cada um deles, ok?


3- Dúvidas esclarecidas? Então é hora de testar seus conhecimentos... clique no link abaixo e faça um teste rápido para que eu também possa monitorar sua aprendizagem!




Guia de Aprendizagem

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017


O Guia de Aprendizagem é o documento que norteia o trabalho do professor em sala de aula, bem como permite ao aluno monitorar seu aprendizado de forma sistematizada, visto que o Guia apresenta informações sobre os componentes curriculares e seus objetivos, atividades didáticas, sistema de avaliação, além de ser fonte de sugestões para atividades e estudos complementares.

O Guia é elaborado de acordo com o Currículo Oficial do Estado de SP, a Matriz de Referência Curricular e os Cadernos do Professor e do Aluno.

Esse documento pode ser acompanhado também pelos pais e/ou responsáveis, para que os mesmos possam atuar de forma corresponsável no processo de aprendizagem dos alunos.

Seguem, portanto, os documentos referentes ao primeiro bimestre do ano letivo de 2017, para a disciplina de Inglês (1ª , 2ª e 3ª séries - EM) e Língua Portuguesa (1ªs séries A e B)


Guia de Aprendizagem Inglês 1 série

Guia de Aprendizagem Inglês 2 série

Guia de Aprendizagem Inglês 3 série

Guia de Aprendizagem Português






A Palavra Mágica

Em cumprimento à Situação de Aprendizagem 1 "Comunicação: Palavras no mural" do Caderno do Aluno volume 1, os alunos das 1ªs séries A e B da EE Professor Antônio Berreta deram asas à imaginação!
Após a leitura e a análise do poema "A palavra mágica" de Carlos Drummond de Andrade, os estudantes encararam o desafio de adaptar o texto original em uma imagem.
Por meio dessa atividade foi possível desenvolver a habilidade de relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal.
Após a avaliação da professora, os alunos de cada turma elegeram os 5 melhores trabalhos e estes foram expostos no Mural da sala.

 












Parabéns a todos os alunos pelo comprometimento e envolvimento na atividade proposta!