O Projeto “Geração Integral” surgiu diante da necessidade
dos alunos da Escola de Ensino Integral em criar um Currilum Vitae para ingresso no mercado de trabalho. Como esses
alunos estudam em período integral, eles tem pouca ou nenhuma experiência
profissional; entretanto, durante os três anos que cursam o Ensino Médio, os
mesmos desenvolvem competências e habilidades que podem ser bastante
valorizadas por um possível empregador.
Assim nasceu o projeto interdisciplinar de Inglês e a
disciplina diversificada Mundo do Tabalho, tendo como responsáveis as
professoras Eunice Bonardi (Mundo do Trabalho) e eu, Ana Roveri (Inglês).
Em Mundo do Trabalho, os alunos desenvolveram habilidades
referentes a eficiência, eficácia, proatividade, iniciativa, empatia,
assertividade, linguagem formal e informal,comunicação verbal e não verbal, gerenciamento
de tempo, disposição para aprender e relacionamento interpessoal.
Já em Inglês, os estudos bimestrais foram todos voltados
para a elaboração do CV, suas características, formatos e informações
essenciais.
Em complemento às aulas ministradas, as professoras
indicaram aos alunos a utilização do site Brasil Mais TI, que oferece cursos
online gratuitos, jogos que simulam uma entrevista de emprego, além de um teste
de perfil, que retoma as reflexões das aulas de Projeto de Vida (que fazem
parte da grade curricular na primeira e segunda séries do Ensino Médio.)
A conclusão do Projeto Geração Integral se deu com uma
palestra da psicóloga Karen Gonçalves Rosa, pós-graduada em Gestão de Pessoas,
que abordou a realidade do mercado de trabalho, as competências profissionais,
o processo de entrevista e dicas para a elaboração de um currículo. A palestra
foi finalizada com uma Avaliação de Preferência Cerebral e um momento para
tirar dúvidas dos alunos.
Acreditamos que o Projeto foi bastante enriquecedor e
esclarecedor para os alunos, que agora estão desenvolvendo seus Currículos (em Português e em Inglês) com
mais confiança e objetividade, valorizando suas responsabilidades e habilidades
educacionais desenvolvidas ao longo do Ensino Médio Integral.
0 comentários:
Postar um comentário