Projeto Geração Integral

segunda-feira, 21 de novembro de 2016


     O Projeto “Geração Integral” surgiu diante da necessidade dos alunos da Escola de Ensino Integral em criar um Currilum Vitae para ingresso no mercado de trabalho. Como esses alunos estudam em período integral, eles tem pouca ou nenhuma experiência profissional; entretanto, durante os três anos que cursam o Ensino Médio, os mesmos desenvolvem competências e habilidades que podem ser bastante valorizadas por um possível empregador.

      Assim nasceu o projeto interdisciplinar de Inglês e a disciplina diversificada Mundo do Tabalho, tendo como responsáveis as professoras Eunice Bonardi (Mundo do Trabalho) e eu, Ana Roveri (Inglês).

     Em Mundo do Trabalho, os alunos desenvolveram habilidades referentes a eficiência, eficácia, proatividade, iniciativa, empatia, assertividade, linguagem formal e informal,comunicação verbal e não verbal, gerenciamento de tempo, disposição para aprender e relacionamento interpessoal.
Já em Inglês, os estudos bimestrais foram todos voltados para a elaboração do CV, suas características, formatos e informações essenciais.

     Em complemento às aulas ministradas, as professoras indicaram aos alunos a utilização do site Brasil Mais TI, que oferece cursos online gratuitos, jogos que simulam uma entrevista de emprego, além de um teste de perfil, que retoma as reflexões das aulas de Projeto de Vida (que fazem parte da grade curricular na primeira e segunda séries do Ensino Médio.) 

     A conclusão do Projeto Geração Integral se deu com uma palestra da psicóloga Karen Gonçalves Rosa, pós-graduada em Gestão de Pessoas, que abordou a realidade do mercado de trabalho, as competências profissionais, o processo de entrevista e dicas para a elaboração de um currículo. A palestra foi finalizada com uma Avaliação de Preferência Cerebral e um momento para tirar dúvidas dos alunos.
       


Acreditamos que o Projeto foi bastante enriquecedor e esclarecedor para os alunos, que agora estão desenvolvendo seus Currículos (em Português e em Inglês) com mais confiança e objetividade, valorizando suas responsabilidades e habilidades educacionais desenvolvidas ao longo do Ensino Médio Integral. 

0 comentários:

Postar um comentário