ELETIVA GERAÇÃO INTEGRAL AULA 02 - ANALISANDO OS RESULTADOS!

terça-feira, 13 de abril de 2021

 Oooooooi 3ªA!!!! Espero que estejam todos bem!

Na nossa 1ª aula da eletiva, fiz uma breve apresentação dos objetivos, pude conhecer seus PVs e estou amando as sugestões que vocês estão trazendo para as nossas aulas. Vou procurar atender a todos os pedidos (que eu conseguir...rsrs)

Vocês fizeram também um teste chamado  AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIA CEREBRAL! 

(Quem ainda não respondeu ao formulário e não fez o teste, vai lá que ainda dá tempo!)

Hoje nós faremos uma análise das respostas, seguindo o gabarito da especialista que criou o teste. Pega aí suas anotações pra acompanhar...

Conte a quantidade de cada resposta que você marcou (I, C, A, O) e multiplique essa quantidade por 4. O resultado é o percentual do seu cérebro que tem características associadas a um animal. Observe a tabela:



O maior resultado representa qual lado do seu cérebro é o mais desenvolvido. A partir disso, observe as características:





E aí? Vocês acharam que essas descrições tem a ver com a sua personalidade?

Comente aqui no blog qual foi seu resultado, se você concorda ou discorda dele e se você enxerga alguma relação dessas características com o seu PV.

AH! Compartilhando com vocês, o meu resultado deu 62% letra O, portanto LOBO. Quem me conhece só um tiquinho já vai ver que a descrição "é muito eu!" Adorei!!!!

Até a nossa próxima aula!! Se cuidem!! 



ELETIVA GERAÇÃO INTEGRAL AULA 01

quarta-feira, 7 de abril de 2021

 Oooooooi 3ªA!!!! Espero que estejam todos bem!

 É com muita alegria que venho apresentar a vocês hoje a nossa Eletiva: Geração Integral. 

A ideia dessa eletiva é ajudar vocês a se prepararem para os próximos desafios, seja na busca de um emprego, seja no ingresso à uma Universidade, enfim, vamos procurar aperfeiçoar e aprofundar aquilo que vocês já sabem e também explorar as potencialidades que vocês já tem.

Algumas propostas de atividades são a elaboração do currículo profissional, a preparação para uma entrevista de emprego, como buscar informações e escolher uma carreira, o uso de inglês no meio acadêmico e profissional, dentre outras demandas que vocês também poderão sugerir.

Para isso acontecer de uma forma bem bacana, gostaria de conhecer um pouco mais sobre vocês e sobre as expectativas com relação à Eletiva.

Ah! Se você ainda não faz parte do nosso grupo no Whatsapp, entra lá clicando no link abaixo. 

Grupo Whatsapp Eletiva Geração Integral

Agora, responda o formulário online, utilizando o link. São só 3 perguntinhas básicas...rsrs

FORMULÁRIO ELETIVA

Vamos então para a nossa 1ª atividade: AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIA CEREBRAL! 

Esse teste vai permitir que você conheça alguns aspectos do seu comportamento, seus pontos fortes, seus pontos de melhoria, suas motivações e os valores que te movem. Procurem responder com sinceridade !!!

Anotem suas respostas no caderno, pois iremos utiliza-las na próxima aula, para analisar os resultados. 

TESTE DE AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIA CEREBRAL

Em cada uma das 25 questões escolha uma alternativa (I, C, O ou A) e anote sua resposta.










Até a nossa próxima aula =)

 

 



DEVOLUTIVA ATIVIDADES DA SEMANA INTENSIVA DE ESTUDOS (SEI) 3ª SÉRIE

quarta-feira, 31 de março de 2021

 Hello everybody!

Espero que estejam todos bem =)

Hoje faremos a correção das questões que vocês responderam no formulário da semana passada, que foi uma revisão, reforço e aprofundamento das aulas do CMSP. 

Acompanhem aqui, façam suas anotações e, se tiverem dúvidas, me chamem.


                                                                                                                                              

Primeiramente, vocês fizeram a leitura do texto "The concept explained" para responder as Questões 1 e 2. 





QUESTÃO 1  - As conjunções destacadas no texto transmitem, respectivamente, uma ideia: 


GABARITO: a)concessiva, adversativa, aditiva, conclusiva


Relembrando... ALTHOUGH (embora), BUT (mas), AND (e), SO (então) 


Além dessa abordagem estrutural da Língua Inglesa, o texto traz também características do Conto, gênero textual bastante estudado por vocês no ano passado. Em inglês, ele é chamado de Short Story. 


QUESTÃO 2 - Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica do conto, segundo o texto. 


GABARITO: c) é do mesmo tamanho que um romance.


Observem que no texto o autor compara o conto com dois outros gêneros : a fábula e o romance (atenção aqui com o falso cognato!!!! NOVEL = ROMANCE e não novela, como pode parecer). Nessa comparação, o autor faz uso dos comparativos LONGER (mais longo) e SHORTER (mais curto). Portanto a letra C está incorreta porque afirma que Conto e Romance tem o mesmo tamanho. 


QUESTÃO 3 - Qual símbolo NÃO faz parte da bandeira da ONU? 



GABARITO: d) the seas

Os mares não fazem parte do desenho da bandeira da ONU, já os outros podem ser encontrados na imagem : MAP OF THE WORLD (mapa do mundo), BRANCHES OF OLIVE TREE (ramos de oliveira), WREATH (guirlanda).


As demais questões estavam relacionadas com o site da ONU e as informações que o leitor pode encontrar na página inicial.  


 
QUESTÃO 4 

Você deve ter observado que a imagem trazia informações sobre lugares (continentes), portanto o leitor clicou em "Where we work" (onde atuamos) GABARITO: letra C.

QUESTÃO 5 



Essa parte do site apresenta ao leitor os documentos que embasam o trabalho da ONU, portanto GABARITO : letra D (Documents)

QUESTÃO 6


A leitura focada nas palavras cognatas ajudava bastante nessa questão, que apresenta as ações desenvolvidas pela ONU. Observe os verbos usados: manter, proteger, promover.... Para encontrar essa informação, o leitor do site deve clicar em "What We Do" ( o que fazemos) GABARITO: letra B.

QUESTÃO 7   Para ampliar seu vocabulário....




Someone who has been chosen by a person or a group (Alguém escolhido por uma pessoa ou grupo) = REPRESENTATIVE (representante)

A design or object that is a symbol of an organization (Um desenho ou objeto que é símbolo de uma organização) = EMBLEM (emblema)

If people do this, they use guns or weapons against each other. (Se as pessoas fazem isso, elas usam armas umas contra as outras) = TO FIGHT (lutar)

The part of a picture that is behind the main people or things in it. (A parte de uma imagem que fica atrás das pessoas ou coisas principais que aparecem nela ) = BACKGROUND (fundo)

GABARITO: letra C:  3/1/4/2


É isso gente! Espero que tenham conseguido acertar as questões e também usar as estratégias de leitura que a gente vem trabalhando nas aulas de Inglês.

Se ainda está com dúvidas, me mande uma mensagem para eu te ajudar =)

See you next class!!










DEVOLUTIVA ATIVIDADES DA SEMANA INTENSIVA DE ESTUDOS (SEI) 2ª SÉRIE

 Hello everybody!

Espero que estejam todos bem =)

Hoje faremos a correção das questões que vocês responderam no formulário da semana passada, que foi uma revisão, reforço e aprofundamento das aulas do CMSP. 

Acompanhem aqui, façam suas anotações e, se tiverem dúvidas, me chamem.

QUESTÃO 1                                                                                                                                               Primeiramente, vocês fizeram a leitura do texto "The International Language: English" 



Em seguida, precisavam encontrar a informação INCORRETA, de acordo com o texto.
GABARITO : letra D
d) faz um comparativo de termos utilizados por falantes nativos e por falantes não nativos do idioma.

O texto compara variantes do inglês americano e do inglês britânico, mas não de falantes nativos e não nativos.


QUESTÃO 2 pedia para vocês encontrarem nesse mesmo texto, exemplos de palavras cognatas (que são aquelas parecidas com o português).
GABARITO: letra A
a) access, information, film, productions 

As demais alternativas traziam também algumas palavras cognatas, mas não todas na mesma alternativa.

QUESTÃO 3 pedia para vocês encontrarem nesse mesmo texto uma frase na Voz Passiva. 

GABARITO: letra B

b) In this sense, English is considered a lingua franca.

Os termos em destaque representam o uso da Voz Passiva, que, em Inglês é formado pelo famoso verbo to be + o verbo principal da frase , no Particípio.

QUESTÃO 4 

Primeiramente vocês fizeram a leitura de dois textos sobre o filme "INSIDE OUT" ou DivertidaMente, em Português. 



Sobre o texto I, o correto era dizer que era uma sinopse, pois apresenta um breve resumo do filme Divertidamente. Observe que o autor não emite uma opinião sobre ele!
Portanto, GABARITO: letra A



QUESTÃO 5 Sobre o texto II, o correto era dizer que era uma resenha crítica, pois avalia o filme Divertidamente, ou seja, o autor expressa sua opinião sobre ele. 

Portanto, GABARITO: letra B

QUESTÃO 6 vocês precisavam aqui encontrar palavras do texto que justificasse sua resposta 5. Como o texto II é uma resenha crítica, onde temos a opinião do autor, a alternativa precisava trazer uma palavra que expresse essa opinião (no caso aqui, um adjetivo) 

GABARITO: letra C (successful = de sucesso)

As demais questões estavam pautadas em um infográfico. 



QUESTÃO 7  - De acordo com o infográfico, a poluição do ar pode causar problemas: 

GABARITO: letra A

a) neurológicos, cardíacos e respiratórios

Essa informação podia ser encontrada no primeiro quadro do infográfico. Observe aqui como a leitura da imagem facilita muito a compreensão do texto.


QUESTÃO 8 - De acordo com o infográfico, a poluição do ar: 

GABARITO: letra C

c) causa mortes de aproximadamente 7 milhões de pessoas por ano

Mais uma informação encontrada no primeiro quadro do infográfico. O reconhecimento das palavras cognatas (miilions) e a busca por uma informação específica (número) eram as melhores estratégias de leitura para resolver esta questão. 


As questões 9 e 10 tinham por base o texto "What is air pollution"



QUESTÃO  9 - Quais palavras/expressões descrevem características da poluição do ar? 

Como vimos na questão da resenha crítica, você precisava buscar palavras que expressem qualidades, ou seja, adjetivos... a única alternativa que trazia 2 adjetivos era a letra C (visible/invisible).

Essas características estão na 4ª linha do texto, que traz ainda outras características da poluição do ar. 


QUESTÃO 10 - Você deveria verificar se essa informação era verdadeira ou falsa.

"De acordo com o texto, a poluição do ar pode ocorrer naturalmente, mas também em decorrência da ação humana. "

A informação é VERDADEIRA. Além de o texto nos apresentar diferentes exemplos de poluição causadas pelo homem, o seu conhecimento de mundo também ajuda, visto que sabemos que parte da poluição é causada pelas nossas ações cotidianas.


É isso gente! Espero que tenham conseguido acertar as questões e também usar as estratégias de leitura que a gente vem trabalhando nas aulas de Inglês.

Se ainda está com dúvidas, me mande uma mensagem para eu te ajudar =)

See you next class!!

LINKS 12/03

quinta-feira, 11 de março de 2021

Formulário Online “Atividades Avaliativas 2ª série”

CLIQUE AQUI



Formulário Online “Atividades Avaliativas 3ª série”

CLIQUE AQUI

3ª SÉRIE - ROTEIRO DE ESTUDOS SEMANA 02 (2021)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

 Hello everybody!!! Espero que estejam todos bem!!

O tema da nossa aula hoje são as Conjunções, que vocês já estudaram bastante em Língua Portuguesa. 

As conjunções são palavras que atuam como elemento de ligação entre termos semelhantes de uma oração ou entre duas orações. As conjunções são invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.



As conjunções são muitas, então vamos aprofundar um pouquinho naquelas apresentadas na aula do CMSP do dia 12/02 (BUT, AND, SO e ALTHOUGH).

Utilize o SITE abaixo e faça um registro autônomo (tópico, tabela, resumo, mapa mental, como preferir) em seu caderno - apenas das conjunções estudadas na aula do CMSP. 

TODA MATÉRIA - CONJUNÇÕES 

Não se esqueça de anotar a data da realização e o tema "Atividade do Roteiro de Estudos Semana 2 - Conjunctions"

Deixe suas anotações organizadas!!!!

Não é necessário enviar para a professora!

Bons estudos!!!

2ª SÉRIE - ROTEIRO DE ESTUDOS SEMANA 02 (2021)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

 Hello everybody!!!! Espero que estejam todos bem!!!

O tema da nossa aula hoje é a VOZ PASSIVA, dando continuidade à aula do CMSP do dia 12/02.

Mas afinal de contas, o que é Voz Passiva? Bem objetivamente, é a maneira como construímos uma frase para demonstrar que o sujeito sofre ou recebe determinada ação, como nos exemplos abaixo:





As expressões "foi mimado" e "são controlados" indicam a Voz Passiva nas orações.

Em Inglês, utilizamos da mesma maneira, ou seja, utilizamos o verbo ser (foi, são, etc...) junto com o verbo da ação, chamado também de verbo principal (mimado, controlado, etc).

Para você identificar uma ação na voz passiva é muito simples! Basta encontrar o verbo to be (am, is, are) junto com o verbo principal!

Observe os exemplos abaixo:

English is explained by teacher Ana. (Inglês é explicado pela professora Ana.)
Voz Passiva - IS EXPLAINED



Pets are allowed in that restaurant. (Animais são permitidos naquele restaurante.)
Voz Passiva - ARE ALLOWED

Reveja agora suas anotações da aula do CMSP para relembrar os exemplos apresentados lá também.

E agora, mãos à obra!!!!!

Vocês viram também na aula do CMSP os idiomas falados em alguns países, mas já pararam para pensar quantos países tem o Inglês como língua oficial e por que esse é o idioma internacional?

Leia o texto abaixo e responda as questões no seu caderno de Inglês, colocando a data e "Atividade Roteiro Semana 2". Não se esqueça de copiar também as perguntas!



Answer the questions:

a) In which situations English is used in our daily lives?

b) Where is English used as a first language?

c) Where is English used as the second official language?

d) Why is English considered a lingua franca

e) Copie do texto uma frase que está na Voz Passiva. 


Deixe suas respostas anotadas no caderno, preferencialmente em Inglês. No próximo Roteiro (ou na aula presencial) faremos a correção delas.